terça-feira, 21 de setembro de 2010

Higiene é tudo!

Olá queridos...
Vendo a hoje uma matéria sobre higiene nas clínicas odontológicas no "Bom Dia Brasil", da Globo (link da matéria no fim do post), pensei em falar com vocês...
Vou começar o post de hoje com uma perguntinha básica: Como vocês escolhem seus dentistas?
Por indicação, por pesquisa em site, por amizade, pelo conhecimento científico e técnico do profissional ou pela higiene do consultório do profissional?
Se formos pensar, a maneira mais "correta" seria, na verdade, um mix de todos esses fatores. A indicação de um profissional por um amigo ou colega nos dá segurança, assim como a pesquisa em site, pois acreditamos que o marketing é importante, então se o profissional tem site, se o nome dele aparece na pesquisa do google "ele é bom". E a amizade?! A amizade é o grande indicador profissional, afinal é quase impossível que aquele seu amigo companheiro de balada, que está sempre pronto para te ouvir e te aconselhar, aquele brother mesmo, seja um profissional relapso, descuidado ou até mesmo incompetente. O conhecimento técnico e científico do profissional é muito difícil de ser avaliado por quem é leigo, pois o papel aceita tudo, dessa forma diplomas e mais diplomas expostos na parede de um consultório, muitas vezes não significam nada... E por fim a higiene do consultório, um fator que, muitas vezes, passa desapercebido pela maioria de vocês, mas que é de extrema importância.
"Higiene do consultório? Mas isso é uma obrigação do dentista!" Pois é, seria, mas nem sempre é assim...
Não vou ficar aqui enumerando as doenças que podem ser causadas pela má higiene de um consultório, mas é importante que vocês saibam que a Hepatite, por exemplo, é muito mais fácil de ser transmitida do que a AIDS e que, dependendo do seu tipo, é tão grave quanto. Dessa forma, a higiene no consultório é como a higiene na vida, FUNDAMENTAL para uma boa saúde.
Sabendo disso, aqui vai uma dica: na hora de você escolher o seu dentista, leve em conta a formação universitária (sim, porque tem muito "dentista" por aí que nem formado é!), o tempo de experiência e a higiene do consultório, pois o modo como esse profissional cuida do consultório dele será o mesmo modo com que ele cuidará de você. E lembre-se: ações valem muito mais do que palavras. Por isso, preste atenção e pergunte tudo ao seu dentista, você tem esse direito como paciente e como consumidor.
Agora, caso você nunca tenha pensado nisso e sinta que está na hora, te convido a conhecer meu trabalho mais de perto! Entre em contato pelo pergunteparadraju@gmail.com

Clique no link abaixo para ver a matéria do Bom Dia Brasil
 Vídeo com a matéria Higiene nas clínicas odontológicas. 


Não se esqueçam: leiam, comentem, critiquem, PARTICIPEM!
Um beijo grande
Dra. Jú

2 comentários:

  1. Ju, voce tem razao no seu comentario. E impressionante como aqui na Malasia tudo e muito diferente do Brasil. Fomos num consultorio por indicacao, o dentista muito bom, ja mais velho, com um experiencia incrivel. A recepcao esta legal, mas quando entramos no consultorio a primeira coisa que notei foi o forro preto de umidade, as paredes nao sao brancas e sim verdes e azuis, mas felizmente tudo esterilizado, usam luvas, mascaras, etc. Mas me inpressionou o relaxo em relacao as salas, terrivel!!!

    ResponderEliminar
  2. Ahhh... nem me faleee.... já deixei de trabalhar em muitos lugares por causa de falta de higiene!!! Muita falta de consideração com o paciente!! Eu nem consigo imaginar como tem proficcionais q se submetem a isso!! =s NÂO DÁ!!

    ResponderEliminar