quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CLAREAMENTO À LASER NÃO EXISTE!

Hoje em dia, sem dúvida nenhuma, dentes brancos são sinônimos de saúde, bem estar , sucesso e perfeição. As pessoas não medem esforços para conseguir o tão sonhado “sorriso perfeito”. Mas, será que vale a pena mesmo? É uma questão de avaliar os riscos e benefícios. Para isso, é importante que vocês saibam como e por que os dentes clareiam. E esse é o intuito do post de hoje.
            Basicamente, existem dois tipos de clareamento dental: o de consultório e o caseiro. O clareamento de consultório, como o próprio nome sugere, é feito no consultório do seu dentista, normalmente em uma única sessão. O clareamento dito caseiro, é feito pelo paciente, na sua casa, sob a supervisão do seu dentista, com o auxílio de moldeiras.
            Os dentes são permeáveis, por isso são passíveis de manchamento. As moléculas do pigmento penetram pelas “porosidades” do esmalte dos dentes, a camada mais superficial que os protege, alojando-se na dentina, dentro dos túbulos dentinários, como podemos ver na figura abaixo.


O clareamento é conseguido através de géis à base de peróxido de hidrogênio. Graças à essa permeabilidade dentária, o gel é capaz de penetrar nos dentes e chegar até as moléculas causadoras do manchamento. Ativado pelo calor ou pela presença de umidade, o gel quebra e elimina as moléculas do pigmento, tornando o dente mais claro. 
             A técnica do consultório é mais agressiva, pois além de utilizar o gel numa concentração maior, a ativação dele é feita por uma fonte de calor, normalmente uma fonte de luz. Dessa forma, a probabilidade de causar dor, desconforto, ou seja, sensibilidade, é muito maior. Por isso, muitas vezes, utilizamos a luz laser apenas para tentar diminuir essa sensibilidade. É importante esclarecer que A LUZ LASER NÃO PROMOVE O CLAREAMENTO, portanto não é capaz de clarear mais rápido ou mais efetivamente. A técnica só é chamada de clareamento a laser por uma questão de marketing, já que a palavra “laser” indica uma tecnologia avançada. O clareamento ocorre com ou sem a presença do laser. O laser é usado não para clarear e sim para atenuar um efeito colateral do clareamento que é a dor. Ele apenas atua na tentativa de diminuir a sensibilidade.
            Por outro lado, o clareamento caseiro, utiliza o gel numa concentração menor e a sua fonte de ativação é a própria umidade existente na boca, portanto a chance de causar sensibilidade é menor.  Além disso, nessa técnica há a possibilidade de fazer o uso de forma fracionada, várias vezes ao dia, o que também ajuda a diminuir a agressão ao dente, diminuindo assim a sensibilidade.
            Estudos recentes mostram que não há diferença com relação aos resultados quando comparamos as duas técnicas: do consultório e caseira. A única grande diferença entre elas é que a técnica do consultório costuma ser muito mais rápida do que a caseira. Enquanto a técnica do consultório pode ser feita apenas em uma sessão, a caseira pode durar até 4 semanas.
            Outro fator relevante que deve ser levado em consideração é a expectativa do paciente. É importante saber que o senso estético do paciente é diferente do senso estético do dentista. Para o paciente, bonito é ter dentes brancos. Para o dentista, bonito é ter dentes mais claros, mais naturais. Muitos pacientes não sabem que, com o passar dos anos, nossos dentes naturalmente se tornam mais amarelados. É um processo natural, faz parte do envelhecimento dos dentes. É praticamente impossível você ver um paciente com mais de 40 anos e dentes naturais extremamente brancos. Já em um adolescente ou adulto jovem de, no máximo, 30 anos, o natural é que seus dentes sejam mais brancos. O bom senso, nesse momento, é fundamental!
            Portanto, querido leitor, o diálogo entre você e seu dentista é o grande diferencial no tratamento. Explique ao seu dentista quais são suas expectativas e deixe que ele lhe explique quais são as vantagens e desvantagens para obter o resultado esperado. Só assim conseguimos praticar uma odontologia cosmética com saúde...
 
Um grande beijo
Dra. Jú
           

22 comentários:

  1. Bom dia Dra.
    Gostei mto do seu post e acabei lendo outros posts, mas creio que exista algo que a "classe", como vc menciona não coloque a disposição dos clientes, por medo de perderem clientes. Não é possível que já descobriram até o gene do dente, que já existem formas de tratar o câncer e até de não fazer o vírus HIV se alastrar, matando pessoas por AIDS, e ainda não conseguirem descobrir um simples método pra criar uma nova camada nos dentes, que evitasse a entrada de "sujeiras" que acabam danificando os dentes. Seria "O PRODUTO DO SÉCULO", pois assim as pessoas iriam ao dentista apenas para resolver probleminhas de má formação e perda de dentes. Outra coisa que me chateia bastante é o fato de colocarem em prática apenas o que aprendem na faculdade. Tenho problemas dentários a anos e jamais consegui um dentista que os resolvesse. Usei aparelho por 8 anos e meus dentes se quebram com uma facilidade absurda. Creio que não exista nem 10% do mundo que escove o dente tantas vezes como eu, que usa litros de anti-séptico bucal ou adoraria ter dentes saudáveis quanto eu desejo. Vc´s criam dentes iguais aos que quebraram, logo, se for uma "peça" que não encaixa na sua boca ou no seu mastigar, ele quebrará novamente, não parece meio óbvio? O frágil dente quer endireitar o extremamente forte maxilar? Davi X Golías? Isso não funciona. Tenho zilhões de implantes, obturações, canais, cáries e problemas eternos, odeio toda a raça de dentistas que não avançam tratamentos e proibem produtos por medo de perderem seus empregos. Se vc fala mal da IMBRA, tratando os clientes como negócios, não estão mto longe disso. Se as pessoas não tivessem dor e dentes frágeis, vc´s não teriam como se sustentar, logo, é melhor deixar o povo se f... e mantê-los seus clientes. Não passa pela sua cabeça a dor e irritação, fora a má estética causada por dentes assim, sem que um mísero profissional seja capacitado pra resolver o seu problema. Creio que ou eu seja um ET com dentes de isopor, ou o que escrevi acima está mais do que provado. Pense a respeito, saúde bucal não é escovação apenas, é dedicação de um profissional para resolver um problema de cada um de seus pacientes. Cada caso é um caso, mas infelizmente todos os profissionais tentam as mesmas formas e soluções.

    Até breve
    @RPVR_Tainha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente, é um absurdo ler um comentário desse tipo. A saúde bucal não depende 100% do dentista. Depende 50% do paciente, que precisa escovar os dentes pelo menos 03 vezes depois de todas as refeições e 50% do dentista em ajudar o paciente a manter a saúde dental. Mas quem deixa estragar os dentes não são os dentistas e sim o paciente. Se meu dente cariar, a culpa é de quem? Do dentista ou minha que não escovei corretamente e acabou cariando? A IMBRA era tão boa, né, que faliu!!! Criar uma camada para que evitasse entrar sujeira?? O que é isso? Fala sério, com esse tipo de comentário só vemos que o povo brasileiro anda muito preguiçoso para cuidar da própria saúde e depois vem reclamar?!!! Estou indignada com essa pessoa...Depois o dente dela está como um isopor (como ela mesmo descreve) e a culpa é do dentista!!!! Gente leiga é complicado....Desculpe pelo desabafo no seu blog, mas é duro ler uma coisa dessa.

      Dra. Andrea - Cirurgiã-dentista

      Eliminar
    2. Olá, Dra. Andrea. Muito obrigada pela participação e fique a vontade para desabafar e comentar todos os assuntos que achar necessário e conveniente, o intuito do blog é justamente este!
      Quanto mais colegas me ajudarem a conscientizar o público leigo de que não existem dentes fracos, por exemplo, melhor para todos nós...
      Continue lendo, participando, desabafando e divulgando o blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
    3. Olá Andréia!
      Diante mão te peço desculpas, pois DISCORDO de você, até por que, desta maneira que foi publicado o post, o internalta e potencial paciente esta sendo induzido ao erro.O clareamento que usa a luz fria do laser, trás algumas vantagens, do tipo:
      1- Menor número de seções de clareamento, apenas uma, com três aplicações de laser, de dez minutos cada, substituindo as três consultas de uma hora,usada em outros metodos ou as 2 horas de exposição ao gel, no caso do caseiro. Hoje em dia tempo é um fator muito importante;
      2- Resultado imediato;
      3- Menor risco de desenvolver sensibilidade, por conta do menor tempo de exposição ao produto (gel branqueador);
      4- Uso da luz fria, que também concorre para o não surgimento da sensibilidade.
      Sendo assim, seria interessante se você mudasse o título do post, e abordasse as diferenças entre os diversos tipos de claremento.
      Obrigado!

      Eliminar
  2. Olá! :-)
    Ouço muita gente dizer que o tratamento de branqueamento feito em consultório dura e o feito em casa não, escurecendo o dente rapidamente. Pelo visto isso é bobagem, não é?
    Uma outra pergunta: é possível fazer a correção que um aparelho faria nos dentes, por meio de uma cirurgia?

    Obrigada! Você é muito simpática!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, @RPVR_Tainha! Muito obrigada pela participação, muito interessante seu comentário. Vou tentar sanar algumas dúvidas suas.
    Infelizmente ainda não foi descoberto nenhum método para criar uma nova camada de dentes, realmente seria o produto do século, sem sombra de dúvidas!
    Discordo, veementemente, quando você diz: "Se as pessoas não tivessem dor e dentes frágeis, vc´s não teriam como se sustentar, logo, é melhor deixar o povo se f... e mantê-los seus clientes." Levando em consideração até o lado "negócio" da odontologia, na minha opinião seria muito mais vantajoso ter, no meu consultório, pacientes sadios, que necessitam apenas de uma "limpezinha" do que pacientes com dentes quebrados, com dor e tratamento de canal para fazer...
    Ganharia melhor, trabalhando menos! Gostaria de esclarecer que, a princípio, não existe dente frágil, salvas exceções em casos de Síndromes e algumas doenças sistêmicas. Mas de uma maneira geral, em pacientes sadios, os dentes não são frágeis. Concordo quando diz que "...saúde bucal não é escovação apenas,é dedicação de um profissional para resolver um problema de cada um de seus pacientes.", porém, afirmo com toda a certeza que 90% dos problemas causados na boca poderiam ser evitados apenas com a CORRETA escovação. Uma vez que esses problemas já estão instalados, vocês, pacientes, tem que entender que a solução é mais complexa, mais demorada e, na maioria das vezes, mais cara. Por isso eu insisto tanto na prevenção através do Check up Odontológico Digital.
    Mas como você mesmo disse, cada caso é um caso. Sem conhecimento do seu, fica difícil elucidar mais dúvidas à respeito. Convido você a me fazer uma visita, quem sabe eu consiga fazer você desistir da ideia de odiar tanto toda a raça de dentistas que não avançam tratamentos e proíbem produtos por medo de perderem seus empregos...
    Mais uma vez, obrigada pela participação! Se quiser, entre em contato comigo pelo pergunteparadraju@gmail.com
    Ficarei feliz em poder te ajudar!
    Um grande beijo
    Dra. Jú

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Camila! Obrigada pela participação e pelo elogio... Com relação à sua dúvida: não conheço nenhum trabalho na literatura que cite que a durabilidade do clareamento da técnica de consultório seja maior do que da técnica caseira. Na realidade, nos dois casos, sempre vai haver um pequeno escurecimento após o término do tratamento. O profissional precisa avisar o paciente à respeito.
    Com relação a sua dúvida à respeito do aparelho fixo e da cirurgia, é difícil opinar numa situação dessas sem um exame clínico adequado. Por isso, sugiro que procure um especialista.
    Se quiser entrar em contato comigo, mande suas dúvidas para pergunteparadraju@gmail.com
    Mais uma vez, obrigada pelo comentário. Continue lendo e, principalmente, participando!
    Um grande beijo
    Dra. Jú

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por não podar minha opinião e respondê-la. Creio que críticas servem pra ajudar, desde que não sejam feitas com o intúito de desmerecer um ou outro profissional. O que me irrita é a falta de interesse em buscar soluções inovadoras, e continuar os métodos e tratamentos que meus avós tinham. Com equipamentos mais avançados, sem dúvida, mas com soluções e resultados, no meu caso, pouco eficientes. Eu fumo, o que sei que faz mal a saúde bucal. Mas não é possível que o cigarro em 7 anos destrua a boca, mesmo porquê tenho problema desde os 8, e hoje aos 30 vejo que não posso jogar toda a culpa no cigarro, sendo que meus dentes sempre foram frágeis. Os dentes da frente, por um motivo que considero simples, a espessura dos mesmos, não quebram, porém, conforme a sequência dos dentes começa a ficar mais espesso, vai piorando. Os sisos ficam meio que na diagonal, causando uma dor e desconforto na bochecha, que tem dias que nem posso me alimentar. Os dentes que estão quebrados reservam resíduos de alimentos, e por ter alguns acessórios de dentista (ganhei de uma amiga), consigo removê-los para evitar o mau-hálito e piorar ainda mais (se é que é possível) a situação de cada dente. Depois de mais de 10 anos indo à vários dentistas cheguei a conclusão que o mais cabível é ter uma profissional que finalmente faça apenas o que eu determinar. Estou tratando com uma jovem dentista oriental (sim, confio mto mais em orientais, sem desmerecer sua decendência) e estamos começando um tratamento que passa a ser, pra ela, um desafio próprio. Tanto que ela está consultando seus professores pra ver o que é possível fazer de modo que resolva os problemas de uma vez. O intúito é colocar umas próteses unidas, não sei o nome disso ao certo, mas é um bloco de dentes que seria fixado por meio de pequenos parafusos, nas raízes dos dentes ainda existentes, pra que os mesmos não empurrem os demais pra lá e pra cá, e que possam cumprir seus papéis de triturador de alimentos. Os frontais devem permanecer com um pequeno arco de ferro na região traseira dos mesmos, será feita uma raspagem para tirar as manchas de cigarro e aplicado um gel X que tb não sei o nome, pra evitar novas formações escurecidas. O plano de parar de fumar tb está quase pronto, falta passar em um médico pra saber se posso tomar Champix, que pelo que vejo é uma solução bastante funcional.

    ResponderEliminar
  6. Agora é aguardar as soluções, pra ver se minhas idéias tem como serem implantadas. Mas o que é meio absurdo, é que gastei alguns milhares de reais pra chegar a uma conclusão de que eu mesmo tenha que criar um plano de ação efetiva pra minha saúde bucal, e não pessoas especializadas no assunto. É o mesmo que um dentista sentar na minha mesa e criar um logotipo ou um folder e eu ficar olhando sem poder opinar ou aperfeicionar o trabalho. Chega a ser patético e presunçoso, mas não vejo outra solução cabível, pq se desse certo, ÓTIMO, mas os caminhos normais sugeridos pelos dentistas não tem garantia, ele sugere e aplica, caso dê errado, cabe ao cliente gastar novamente milhares de reais e perder mais tempo com a falta de capacidade de alguns profissionais do ramo. Não acha meio absurdo? a Imbra é absurda por tratar como negócio, mas tratando como pacientes, sem o compromisso de acertar, fica mais fácil pra qualquer profissional. É o mesmo que vc pagar pra que eu faça seu logo ou uma ação de divulgação do seu consultório, e mesmo que não tenha soluções viáveis, vc pague a cada experiência de minha cartela de tentativas e chances sem reclamar. Não existe mais foco em trabalho sem compromisso com o resultado. Apenas onde isso jamais pensa em ser implantado. Onde a indústria ortodentista cria pouco, soluciona pouco e quer status de profissional. Resolver uma cárie é fácil, resolver uma boca por dia é que é difícil. Ser bem sucedido não é apenas ter dinheiro entrando no seu negócio, é criar opções pra que seus clientes vejam um diferencial no seu negócio. Mas... que pena pra mim, e pros milhões de pacientes diretos ou indiretos, que sofrem desde o início dos tempos, sem ações e produtos de qualidade e soluções viáveis. Se a cárie é um mal comum, pq não criar um anti-séptico bucal que elimine de verdade bactérias que formam as mesmas? E se existe uma forma correta e universal de escovar os dentes, patenteie isso, desenvolva uma escova automática e fique rica ajudando o mundo, e não dizendo que existe um método do qual não seja viável de ser aplicado cotidianamente. Até breve e vou entrar em contato pra uma visita, mas vou depois do almoço pra vc não se assustar e perder a fome... rs Bjks e até breve

    @RPVR_Tainha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas leigas não sabem que a cárie é uma doença infecto-contagiosa transmissível e que para tê-la são necessárias 3 coisas: o meio bucal apropriado, a bactéria ( streptococos mutans)e o alimento causador ( falta de higienização).Estão desenvolvendo uma vacina anti-cárie mas ainda vai demorar para isso acontecer. A maioria dos brasileiros não escova corretamente os dentes, nem utiliza diariamente o fio dental e estudos CIENTIFICOS comprovam que uma boa higienização diminui o número de cáries na população. A saude bucal não é como um logo que você cria... O organismo humano é complexo e as coisas não dependem de uma invenção que as resolvam...Além disso temos que contar com a boa vontade do paciente e sua disciplina para higienização.O dentista é um ser humano que estudou e aplica seus conhecimentos em sua profissão.Trabalha duro e estuda toda a sua vida porque os conhecimentos estão mudando freneticamente... Não acho correto generalizar e ofender a nossa classe desse jeito. Toda a profissão tem bons e péssimos profissionais porque somos seres humanos : uns mais e outros menos ambiciosos... Se o @RPVR_Tainha tem tudo o que ele fala na boca, principalmente dentes que quebram sozinhos, algum problema ele tem e pode ser que nem o pobre dentista possa resolvê-lo. Talvez um endócrino ou um psicólogo ou até um psiquiatra! Espero que a Dra Ju consiga ajudá-lo de alguma forma encaminhando para o profissional correto ou até mesmo para um tratamento multidisciplinar e o convença que a saúde da boca depende muito sim do paciente e não exclusivamente do dentista!!!
      Dra Regina

      Eliminar
  7. Bom dia Dra.Ju muito interessante a sua explicação. Sou amigo de Sandra, do Recife e ela já me havia falado da senhora. Acho que mtas vezes, os profissionais de odotologia floreiam mto os procedimentos para justificar preços tão elevados. Num país como o nosso, onde a boa parte da população não possui nenhum recurso, fazer uma coroa, por exemplo, é impossível. Parabéns pelo seu compromisso com a sua profissão. Raros são os profissionais como a senhora.
    Abraço
    Urbanilson Carvalho - Recife - PE

    ResponderEliminar
  8. para eliminar de vez os streptococos mutans, só você entrando na autoclave...é cada coisa que escuto...

    ResponderEliminar
  9. Excelente o artigo. É ótimo entender que não existe diferença teórica, mas na prática o que acredito que acontece é que o clareamento caseiro dá mais trabalho e demora mais e por isto o paciente acaba não realizando de forma eficaz, tipo regime, no dia a dia é complicado. Desta forma o clareamentoalaser.com um dentista acaba sendo melhor apenas por ser em uma sessão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Anônimo. Muito obrigada pela participação. Gostaria apenas de fazer algumas considerações com relação ao que disse. Como já expliquei antes, o tempo de duração do tratamento clareador depende principalmente das causas do manchamento, da sensibilidade do paciente e também da sua expectativa. Dessa forma, não é correto afirmar que o clareamento a laser dure apenas uma sessão. O clareamento feito no consultório, que utiliza-se da luz como fonte ativadora e pode se utilizar do laser APENAS para diminuir a sensibilidade, pode atingir os resultados esperados em apenas uma sessão.
      Quando conseguimos o comprometimento do paciente com o seu tratamento, ou seja, quando conseguimos fazê-lo entender que, mesmo que os motivos sejam apenas estéticos, o clareamento é um tratamento dentário, ele torna-se extremamente motivado e o clareamento caseiro é visto como uma alternativa mais confortável, não comprometendo o resultado final do tratamento. Esse é o nosso grande desafio!
      Um grande beijo
      Dra. Jú

      Eliminar
  10. Olá
    Fiz a primeira sessão de clareamento a "lazer" e o doutor não usou o óculos de proteção, existe algum perigo a visão ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Meu dentista, da Dental Saúde (www.clinicadentalsaude.com.br) sempre aplica um desensibilizante (é assim que se escreve?) para diminuir a sensibilidade no clareamento a laser. Vc tb aplica?

    ResponderEliminar
  12. Olá Madalena. Em primeiro lugar muito obrigada por participar do nosso blog!
    Sim, eu também costumo usar produtos dessensibilizantes, porém percebo que sua eficácia não é tão boa quanto o esperado porque eles tem uma ação passageira graças ao aumento da permeabilidade do dente, causada pelo clareamento.
    Espero tê-la ajudado.
    Continue lendo, participando e divulgando o blog.
    Em beijo grande
    Dra. Ju

    ResponderEliminar
  13. ótimo artigo cara colega, é muito importante frisar essa questão do "clareamento a laser" é um marketing que não utilizo, me sentiria engando o paciente. Gosto de explicar a técnica de clareamento antes de iniciar o tratamento.
    quanto a sensibilidade, costumo tratar previamente com anti-inflamatório, claro que me baseando no histórico do paciente. Venho conseguindo ótimos resultados.
    mais uma vez, Parabéns e até logo.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Sandro. Em primeiro lugar muito obrigada pelos elogios e por participar do blog, fico feliz em saber que ainda tenho alguns colegas que compartilham da minha "honestidade"...
    Eu também tenho obtido resultados satisfatórios usando anti-inflamatórios antes da consulta, mas apenas nos casos de consultório. Nos casos caseiros, continuo apostando na escolha correta da concentração e do tempo de uso, por isso não permito que meus pacientes durmam com as moldeiras. Tem funcionado bastante.
    Continue lendo, participando e divulgando o blog.
    Um beijo grande
    Dra. Ju

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!Dr Ju quero fazer um clareamento em um dente, Fui em vários dentistas e não me eram esperança, só que vida na internet que tenho sim como clarear, mas quando vou no dentista dizem que não irá ficar bom do jeito que eu quero. Mas gostaria de tentar. O que faço? não quero colocar uma coroa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Damaris. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar do blog. Já devo ter dito isso antes, mas é muito difícil opinar sobre algum caso clínico sem examiná-lo. Entretanto, qualquer procedimento clareador tem sim LIMITES. Muitas vezes, dependendo da estrutura do dente, de quantas vezes esse elemento dental já foi clareado, o procedimento clareador torna-se contra-indicado. Sugiro que você procure mais uma opinião. Entendo que não quer colocar coroa, mas hoje em dia temos tratamentos estéticos mais conservadores do que a coroa, como, por exemplo, as facetas laminadas. Espero que tenha te ajudado um pouco.
      Continue lendo, participando e divulgando o blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  16. só tenho uma coisa a dizer sou paciente como se todos paciente,
    acho que antes de você fazer qualquer tipo de tratamento o seu médico deveria consultar o que é bom o que não é bom. o que tem riso que não tem risco, a gente não gasta mais dinheiro pra poder saber se tá bom ou ruim a gente quer ver resultado.
    doutora ju eu te parabenizo por isso você está deixando ciente seus clientes.
    parabéns sucesso!

    ResponderEliminar