quinta-feira, 16 de maio de 2013

DOR DE DENTE


Quem nunca sentiu uma dor de dente que atire a primeira pedra! Pode ser aquela dor lancinante, de bater com a cabeça na parede, ou apenas aquela sensação de “choquinho” quando toma água gelada ou come um doce, sabe?! A dor de dente é muito mais comum e presente no nosso cotidiano do que podemos imaginar.

Mas, por que o dente dói? A dor de dente é sempre um sinal de que o canal precisa ser tratado? Na verdade, dependendo de como se comporta a dor, indicamos o tratamento de canal ou não. Normalmente quando a dor é espontânea, ou seja, quando ela começa sozinha, pulsátil ou intermitente, daquelas que parece que o seu coração está batendo dentro do dente, e muito intensa, praticamente impossibilitando você de fazer atividades simples do dia-a-dia, optamos  pelo tratamento de canal, pois estes sintomas indicam que a polpa ou o nervo do dente foi danificado gravemente. Agora, se a dor é provocada, isto é, o dente só dói quando você toma água gelada ou come um doce, por exemplo, de intensidade leve ou média, que um simples analgésico pode resolver e de curta duração, indo embora logo depois de engolir a água ou o doce, pode simplesmente ser uma cárie ou uma restauração quebrada ou até mesmo retração na gengiva. Na verdade, esse tipo de dor indica que está havendo exposição da dentina. A dentina é a parte do dente que fica abaixo do esmalte, protegendo a polpa, como podemos ver na figura abaixo.

Por ser uma estrutura composta por vários túbulos, a dentina quando está exposta, sem a proteção do esmalte, é extremamente sensível. Isto porque, dentro desses túbulos, encontramos prolongamentos de células nervosas da polpa envolvidos por um fluido. Quando os túbulos estão abertos, ou seja, sem a proteção do esmalte, qualquer estímulo que ocorrer nessa região (a água gelada ou quente que você toma o doce que você come ou até mesmo o ar que você respira) vai provocar a movimentação do fluido e consequentemente do prolongamento da célula nervosa da polpa, provocando a dor.

As causas mais comuns de exposição de dentina são: cárie, retração gengival, tratamento periodontal (tratamento de problemas relacionados à gengiva), erosão do esmalte dental, abrasão do esmalte dental e até mesmo problemas na mordida.

Independentemente da causa, o que é importante que fique claro para você, leitor, é que a dor é sim um sintoma de que algo não vai bem, mas nem sempre a solução é tão complexa ou mais dolorosa como você imagina. Portanto, ao sinal de dor, independente da sua intensidade, procure o seu dentista o mais rápido possível, provavelmente a solução é mais simples do que você imagina!

Leiam, divulguem e não deixem de perguntar, estou aqui para esclarecer. A sua participação é muito importante para mim.

Um beijo grande.

Dra. Jú

2 comentários:

  1. Nossa que legal saber que a Dra./Prof. tem um blog e trata desses assuntos de nosso cotidiano de maneira compreensível e didática.
    Agora além de acompanhar as suas aulas, irei também ler todo o seu blog rs, pois gostei muito do estilo de seus textos.

    Abraços,
    Fábio Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Adorei!
    De maneira fácil e leve descobri porque sinto dor ao comer doce e beber água. Realmente dor significa aviso!

    ResponderEliminar