terça-feira, 31 de agosto de 2010

RESPOSTA À UMA DÚVIDA

Queridos, acabo de receber essa dúvida via "comentários". A pessoa preferiu não se identificar, mas pelo jeito acho que se trata de uma mulher... rs

"Olá, Dra! tenho uma dúvida: faço tratamento ortodôntico e a Dra me disse que teria de extrair um incisivo inferior para dar continuidade ao tratamento. Fiquei na dúvida sobre se esse procedimento é realmente necessário e gostaria de saber sua opinião sobre a estética bucal nesses casos. Obrigada."

Antes de mais nada, quero deixar claro que não tenho o menor interesse em criticar o trabalho do colega ortodontista, até porque minhas especialidades são outras. Vou tentar me limitar apenas à resposta da leitora.

Porém do ponto de vista estético eu acho desfavorável a extração de um incisivo,  pois isso pode causar uma desarmonia ou até mesmo alteração na linha mediana. Não sou especialista em ortodontia, mas acredito que o mais comum é a indicação de extração dos premolares, os dentes localizados logo após os caninos ("presas").

Converse com seu ortodontista sobre a possibilidade de extrair os premolares, caso continue insegura, procure outro profissional especialista em ortodontia, uma segunda, ou até mesmo terceira opinião, muitas vezes é bem vinda!

Espero poder tê-la ajudado,

Um beijo grande

Dra. Jú

2 comentários:

  1. Obrigada por responder à pergunta, Dra! Já estou procurando outros profissionais. Deve haver outra alternativa, e creio eu que ainda haja a possibilidade de desgaste de alguns dentes inferiores para conseguir espaço.

    ResponderEliminar
  2. Aquele tal de bom senso né Dra???

    ResponderEliminar