segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VAMOS AO QUE VIEMOS...

Resolvi dar início aos posts técnicos, vamos dizer assim...
Sei que poucas pessoas procuram um blog para tirar suas dúvidas a respeito de saúde, principalmente quando o assunto é a saúde bucal, afinal, culturalmente, o povo brasileiro não é muito chegado numa escova de dentes e num fio dental, né?! Quer dizer, o fio dental que usamos na boca, pois o outro tipo é bem apreciado, principalmente nas praias, pelos homens brasileiros... hehehe

Mas a idéia aqui não é dar bronca em ninguém, e sim fazer com que, aos poucos, vocês passem a entender que cuidar dos dentes não é um bicho de sete cabeças e que é super importante para manter a saúde geral. Taí uma verdade que poucas pessoas entendem ou até mesmo conhecem. Querem ver?

Vocês sabiam que uma simples gengiva inflamada pode piorar a diabetes ou até mesmo causar um problema seríssimo no seu coração que pode até te levar a morte?? Vocês sabiam que a periodontite, doença que ataca as gengivas e o osso que sustenta os dentes, é uma das maiores causas de partos prematuros e nascimentos de bebês de baixo peso?? Louco isso, não é mesmo?! Na verdade não, na verdade isso é a maravilhosa máquina chamada corpo humano!

Ao contrário do que se pensa, a BOCA é o local mais sujo de todo o nosso corpo. Nela encontramos milhares de tipos diferentes de microrganismos que se aderem a qualquer superfície da cavidade oral (língua, gengiva, dentes, próteses, restaurações, dentaduras), multiplicam-se e diversificam-se, formando uma massa de “bichos” e restos de comida que costumamos chamar de placa bacteriana.

Se a pessoa não tem uma higiene bucal tão boa assim e se essa placa permanece intacta por pelo menos 24 horas, ela já é capaz de deixar a gengiva inflamada e sangrante, facilitando a entrada dos microrganismos na corrente sanguínea. Uma vez dentro da corrente sanguínea, os microrganismos podem seguir até o coração, causando um problema sério chamado endocardite bacteriana, ou no caso das mamães, chegar até o feto, através da placenta, acelerando o seu nascimento, consequentemente, com baixo peso.

Provavelmente vocês estarão se perguntando: mas isso acontece com TODAS as pessoas?! Claro que não! Porém, não temos como precisar quem, de fato, vai desenvolver um problema como esse e quem não vai... Daí EU pergunto à vocês: querem pagar pra ver?! Claro que não! Por isso, mãos à obra, ou melhor, mãos à escova...
 
Aliás, por falar em "perguntas", se vocês tiverem dúvidas, não hesitem em me escrever, faço questão de respondê-los por aqui mesmo. Portanto, mais uma vez convido vocês à abrirem a boca comigo: leiam, comentem, critiquem, PARTICIPEM!
 
Um beijo
 
Dra. Jú

6 comentários:

  1. Querida amiga Dra. Parabens por estar sempre inovando e usando as ferramentas modernas para espalhar conhecimento e trocar informacoes. Sua foto ta linda, os textos estao super bem escritos e bem informativos. Vou divulgar com certeza. Beijos e parabens!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ola Dra Ju! :-)
    Tenho duas duvidas:
    1 -Eh verdade que o saburro que fica na lingua pode se acumular nas amidalas, formando uma infeccao?
    2 - Uma pessoa adulta tem oportunidade de ter dentes corretamente postos, usando aparelho, ou nao ficara tao bom quanto o resultado em uma crianca/adolescente?

    Obrigada e o blog eh muito interessante!
    (Desculpe a falta de acentos)

    ResponderEliminar
  3. Olá Elaine! Fiquei muito feliz com a sua participação, obrigada! Vamos às suas dúvidas:
    1- Sim, o saburro acumulado na língua pode causar infecções nas amígdalas, por isso sua remoção é fundamental através da escovação da língua. Além do mais, ele é o grande responsável pelo mau hálito;
    2- Depende muito do porque o adulto deverá usar aparelho. Se for apenas por uma má posição dos dentes, não havendo problemas ósseos, geralmente o aparelho corrige corretamente. Mas essa avaliação só é adequadamente feita por um ortodontista.
    Espero tê-la ajudado, caso queira mais informações, entre em contato comigo pelo e-mail: jrmatson@gmail.com
    Continue participando!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o "Dr. Ju"...
    Parabéns pelo blog!!!
    Pela forma que está escrevendo e se comunicando tem tudo para se tornar um grande sucesso!
    Beijos mil!!!
    Cláudia Stefanelli

    ResponderEliminar
  5. Olá, Dra!
    tenho uma dúvida: faço tratamento ortodôntico e a Dra me disse que teria de extrair um incisivo inferior para dar continuidade ao tratamento. Fiquei na dúvida sobre se esse procedimento é realmente necessário e gostaria de saber sua opinião sobre a estética bucal nesses casos.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Dra Ruli
    "Sê ponderada e serena no modo de agir, corajosa e mansa ao mesmo tempo, assim te aproximarás da meta: tu mesma."
    Sucesso e competencia vc ja tem entao lhe desejo que desfrute de todas tuas qualidades ate a ultima gota. Sua amiga
    Ale Merz

    ResponderEliminar