segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E O GRANDE VILÃO DA BOCA É....

A idéia desse post surgiu depois de duas perguntas específicas feitas por dois amigos diferentes... Ao convidar vocês, no Twitter, para conhecerem meu consultório e a máquina nova de café, um amigo me perguntou se "café dava cárie". Até comentei com ele, um grande humorista, por sinal, que iria fazer um post sobre isso. Um outro amigo, numa outra ocasião, no Twitter mesmo, me perguntou se "era verdade que Coca-Cola dava cárie"...
Acredito que essas dúvidas frequentes entre todos vocês, principalmente pais de crianças pequenas, né?! “Como fazer?! Esconder os doces e as balas dos meus filhos porque causam cárie?!?!?!? Nunca mais posso comer doces porque causam cárie?!” Felizmente isso não é verdade...


 Meu pai, que foi um grande dentista, que não me escute, já que na época dele o açúcar era o grande vilão, mas eu aconselho os meus pacientes a não deixarem de comer doces. E o motivo é muito simples: o que causa cárie é a falta de cuidado, a falta de higiene e não o açúcar em si. Isso significa que alimentos e bebidas light e diet também causam cárie, as frutas, os legumes, os grãos, as sementes também causam cárie. Ou seja, por mais saudável que seja, todo alimento pode causar problemas.

 “Xiiiiiiii.... A Dra. Jú ficou maluca!!!” Na-na-ni-na-não...

 A história é a seguinte: a todo momento, a placa bacteriana (basicamente uma mistura de restos de alimentos e bactérias) se forma sobre a superfície do dente. As bactérias (os bichinhos mesmo) que fazem parte dessa “maçaroca” aproveitam os alimentos que ingerimos para se alimentarem também.

 Nós temos como produto do nosso metabolismo as fezes e a urina, as bactérias têm como produto do metabolismo delas uma espécie de ácido. Dependendo do tipo da bactéria, esse ácido é capaz de “corroer” o esmalte dental, causando a cárie, ou o osso que sustenta os dentes, causando a doença periodontal.

 “Então é fácil, é só acabar com as bactérias...” Pois é, fácil seria se essas bactérias não tivessem um papel importante no equilíbrio da nossa microbiota bucal, que é a mesma coisa que habitat. Ou seja, trocando em miúdos, é praticamente impossível acabar com essas bactérias. Além do mais, se tudo o que comemos vira alimento também para os bichinhos, não conseguimos matá-los de fome, se não morreríamos de fome junto!

 Mas tem um dado importante que faz toda a diferença: para causar tanto a cárie como a doença periodontal, os bichinhos precisam de tempo... Para amadurecerem e se multiplicarem. É aí que nós entramos! A idéia é que nós não deixemos que as bactérias tenham esse tempo, e é aí que entra a nossa maior arma: A ESCOVAÇÃO!

 De uma vez por todas, para que fique bem claro: NÃO EXISTE NENHUM DENTIFRÍCIO (PASTA DE DENTES), NENHUM BOCHECHO, NENHUM REMÉDIO capaz de remover as bactérias. Quando elas se agregam para formar a placa bacteriana, elas liberam uma espécie de “gosma” (matriz) que as deixam extremamente unidas entre si e à superfície do dente. Dessa forma, a única maneira de remover as bactérias é através da escovação. E, quanto maior for a frequência de escovação, ou seja, o número de vezes que escovamos os dentes, menor é o tempo que as bactérias ficam em contato com os nossos dentes e gengivas.

 A vibração gerada pelas cerdas da escova dental já é suficiente para quebrar essa ligação entre as bactérias e o dente, mais um motivo que justifica o que não cansamos em dizer: ESCOVAR OS DENTES NÃO PRECISA DE FORÇA!!!! Usar a escova dental com força só faz com que a sua gengiva sangre e retraia, pois ela entende isso como uma agressão e tenta se afastar, fugir mesmo, retraindo-se. Uma vez retraída, não há o que fazer com a coitada da gengiva, ela não volta mais para o lugar.
Então, galerinha, o negócio é o seguinte:
  • Você que é pai e/ou mãe, não proíba seus filhos de comer doce, mas os ensine que ESCOVAR OS DENTES 3 VEZES AO DIA É TÃO IMPORTANTE QUANTO TOMAR BANHO TODOS OS DIAs
  • Faça com que a escovação dos dentes se torne um hábito. No começo é chato, eu sei, mas não desistam!
  • A língua também deve se escovada, pois ela apresenta irregularidades na sua superfície onde a placa costuma acumular, causando um terrível mau hálito
  • Nunca é demais lembrar que uma ação vale mais do que mil palavras, por isso não adianta mandar a criança escovar os dentes se você mesmo não o fizer
  • E por fim, não esqueçam do fio dental. Seu uso, uma vez ao dia, pelo menos, é tão importante quanto à escovação.
Não esqueçam: leiam, comentem, critiquem, PARTICIPEM e ajudem a divulgar... Se quiserem me seguir no Twitter: www.twitter.com/@JujuMatson
Um beijo grande
Dra. Jú

4 comentários:

  1. Ótimas dicas
    sempre escovo... escovava meus dentes com força e não me importava se as vezes saía um pouquinho de sangue.
    Achei o blog aqui pq bruno motta te twitou acolá

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Ajude a divulgar, eu faço os posts para vocês...
    Um beijo grande
    Dra. Jú

    ResponderEliminar
  3. Oi Juliana, meu nome é Luciana Kfouri Siriani e sou formada na USP há 15 anos, sendo assim, fui aluna do seu pai e sempre tive a maior admiração por ele. Dei aula de microbiologia e imunologia durante 8 anos, na UNIB, juntamente com seu irmão Maurício. Hoje trabalho em consultório e estou fazendo doutorado em microbiologia no ICB-USP. Vou ajudar a divulgar o seu site! Está bem legal e bem explicativo! Parabéns pela iniciativa!
    Abraço
    Luciana

    ResponderEliminar
  4. "Nunca é demais lembrar que uma ação vale mais do que mil palavras, por isso não adianta mandar a criança escovar os dentes se você mesmo não o fizer!!"
    Gente... eh exatemente o que eu semmmmmpre digo, logo apos ouvir um:
    "Ahhh dra mas não é por falta de falar não viu?!"
    Ai ai.... depois nós eh que sofremos com as criancinhas!! Querendo ajudar e não sabendo nem por onde!! =s

    Adoro seus posstssss!!! =)

    ResponderEliminar