quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

UM POUCO DE OTIMISMO NÃO FAZ MAL À NINGUÉM!

Até que enfim uma notícia boa com relação à saúde bucal nos últimos tempos!
De acordo com notícia publicada no “Estadão”, “… o Brasil passa a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cárie.” Entretanto, o título da notícia não é nem um pouco animador: “ País precisará de 14 anos para acabar com déficit de próteses dentárias.” 
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101229/not_imp659360,0.php
Isso apenas mostra que as políticas de saúde bucal adotadas até agora não foram eficazes. E o que levou a essa ineficiência? Provavelmente a falta de PREVENÇÃO. Impressionante como uma palavra pode fazer toda a diferença, não é mesmo?!
Infelizmente, a odontologia sempre foi uma parte da saúde atrasada. Nós só começamos a pensar em prevenir há mais ou menos uns 10 anos. Até então, a profissão era preferencialmente curativa.
E falo isso baseada nas minhas percepções clínicas de dentro do meu consultório, não em estudos do governo. É notório que as crianças de hoje têm muito menos dentes cariados do que as crianças da minha geração, assim como os adultos jovens, apresentam menos dentes perdidos do que os idosos. Isso é a evolução da nossa profissão!
Alguns mais desavisados podem estar se perguntando: “Mas se o Brasil do futuro não tiver mais cárie, do que sobreviverão os dentistas?” Da prevenção, oras! Da odontologia cosmética, por que não?! É muito mais confortável para os pacientes e para os dentistas também, afinal trabalhar no limiar da dor não é relaxante pra ninguém.
Por isso, pessoal, vamos tentar entrar no ano novo com uma cabeça nova. É um convite que faço a todos vocês, queridos leitores. Afinal, prevenir ainda é muito melhor do que remediar!
Um beijo grande!
Dra. Jú 

1 comentário:

  1. Como sempre, acertou na mosca!...
    Do ponto de vista de minha profissão, digo o mesmo.
    Por isso detesto o nome 'psicoterapia', que supõe que você necessariamente tenha alguma coisa 'doente' que o 'sabichão' do terapeuta vai 'curar'...
    O que é muuuuuuuuuuuuito melhor de fazer, é oferecer um trabalho de reflexão, onde você apenas PREVENTIVAMENTE desenvolve sua própria iniciativa/capacidade de conversar com sua interioridade, para flexibilizar-se internamente, para desenvolver uma melhoria da sua capacidade de criação, etc., EVITANDO que sua interioridade (sua subjetividade, sua psiquê, sua alma, seu Espírito) mereça o 'crachá' de 'doente'...
    Excelente seu BLOG, Ju; cada vez melhor, se é que isso é possível! BEIJOS! SARAVÁ 2011!

    ResponderEliminar