quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CUIDAR DE QUEM CUIDA DA GENTE...

Em primeiro lugar, gostaria de desejar à todos os leitores do blog um excelente 2011! Que o próximo ano seja repleto de realizações, conquistas, saúde, amor, paz e sucesso.
Hoje, li na capa do site da UOL uma notícia relacionada a um tema pouco abordado pelos dentistas, mas não menos importante para a saúde geral do paciente: a higienização das escovas de dente.
As escovas são utilizadas para remover, mecanicamente, a sujeira encontrada na superfície dos dentes. Nesse caso, entendemos por sujeira: restos de alimentos, bactérias, restos de sangue e restos de células.
Após escovarmos os nossos dentes, temos o costume, ou pelo menos, deveríamos ter, de lavar a escova em água corrente. Esse hábito ajuda a eliminar a sujeira mais evidente, porém, a sujeira não visível a olho nu, e consequentemente as bactérias nela presente, não são removidas. Após utilizar as escovas de dente, suas cerdas permanecem úmidas e, pela proximidade existente entre elas, quentes. Sabemos que toda bactéria se utiliza de um ambiente úmido e quente para transformar os restos de alimentos, sangue e células em “veneno”! Além disso, a maior parte de nós costuma deixar as escovas de dente expostas sobre a pia do banheiro, que, geralmente, fica próxima, ou no mesmo ambiente, que o vaso sanitário. Ao acionarmos a descarga sem abaixar a tampa do vaso, o spray de água emitido pelo jato de descarga pode alcançar a superfície das cerdas das escovas de dente, por isso não é de se estranhar, encontrarmos coliformes fecais nessa região.
De acordo com um estudo recentemente realizado em Campinas, pesquisadores sugerem que a higiene das escovas de dente seja feita todo dia. O ideal é deixá-las com as cerdas mergulhadas, por 10 minutos, em solução contendo clorexidina, substância altamente eficaz no combate das bactérias e facilmente encontrada nas farmácias. Após isso, o ideal seria guardá-las dentro de um armário para prevenir o contato delas com o spray da descarga. Se a higiene diária não for possível, ela deve ser realizada, pelo menos, uma vez por semana, da mesma maneira citada acima.
É importante lembrá-los que a troca das escovas de dente deve ser feita a cada 3 meses, no máximo. A partir do momento que as cerdas começam a ficar danificadas e/ou espaçadas entre si, a substituição da escova está indicada. Em pacientes que costumam escovar os dentes com muita força, esse tempo é menor, podendo chegar até a 1 mês, mas nunca ultrapassando os 3 meses.
Para quem se interessar, segue o link contendo a matéria na íntegra: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/01/12/escovas-de-dentes-podem-acumular-bacterias-prejudiciais-a-saude-em-apenas-dois-meses.jhtm
Cuide de quem cuida de você, sua saúde agradece!
Um beijo grande
Dra. Jú

Sem comentários:

Enviar um comentário