segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MAU HÁLITO

Começo esse post agradecendo, mais uma vez, todos vocês, fiéis leitores. Nosso blog está fazendo mais sucesso do que eu esperava e, nada mais justo, do que dividir isso com vocês!
Graças à esse sucesso, tenho recebido vários e-mails no meu contato com sugestões de temas para serem comentados. Os que ainda não comentei estou fazendo certa triagem, levando em consideração a quantidade de pedidos, para tentar tornar o processo mais justo.
Um tema que merece abordagem diferenciada, por causar uma repercussão sociológica maléfica, é o mau hálito. De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais (ABPO), 40% dos brasileiros sofrem de, e por que não dizer com, o mau hálito, também conhecido como halitose.
As pessoas que apresentam mau hálito, instintivamente, acabam se afastando do convívio social, pois percebem certa rejeição e, em alguns casos, até são motivos de brincadeiras de extremo mau gosto. Exatamente por isso, esse tema merece ser discutido com grande atenção e cuidado.
Diferentemente do que muitos pensam, a halitose tem sua causa, em 90% dos casos, na boca. Está diretamente relacionada com a presença da saburra, um concentrado de placa bacteriana de aspecto esbranquiçado localizado na parte posterior da língua. A saburra, composta por restos alimentares e bactérias anaeróbias proteolíticas, ou seja, bactérias que sobrevivem em regiões sem oxigênio e que se alimentam de proteínas, libera como produtos de metabolização gases sulfurados voláteis, responsáveis pelo odor desagradável.
A queda do fluxo salivar também tem grande importância na causa do mau hálito. A saliva é um anti-séptico bucal natural, pois possui substâncias que combatem as bactérias. Além disso, ajuda no enxágue da boca, diminuindo os resíduos de bactérias e alimentos. Por isso, é muito comum os pacientes relatarem odor extremamente desagradável logo ao acordarem. Durante o sono, nosso fluxo salivar diminui drasticamente, tornando o ambiente bucal propício para a proliferação das bactérias. Dessa forma, é extremamente importante realizar uma higiene oral cuidadosa, incluindo uso de fio dental e enxaguatórios bucais, antes de dormir. Aqui vai um alerta para os pacientes que costumam tirar um cochilo após o almoço. Nesses casos, se, antes de deitar, não realizarem uma higiene bucal correta, além de acordarem com mau hálito, tem grandes chances de desenvolverem cárie.
As causas locais mais comuns do mau hálito são: má higiene bucal (não uso do fio dental, não escovação da língua e escovação incorreta dos dentes), presença de cáries, presença de dentes quebrados (proporcionam região para acúmulo de placa bacteriana de difícil remoção) e problemas periodontais (gengivite, também conhecida como inflamação da gengiva e periodontite, acúmulo de tártaro abaixo da gengiva que pode causar amolecimento e, consequentemente, perda dos dentes).
Alguns distúrbios sistêmicos também são responsáveis por gerar um odor desagradável na boca das pessoas. As amigdalites, infecções que acometem a garganta, muitas vezes tem como consequência, a formação de pus, responsável pelo mau hálito. Isso também acontece nos casos de sinusite, infecção dos espaços aéreos encontrados na região da maçã do rosto. Em alguns casos, ao invés do pus, proveniente da infecção, ficar aprisionado nesses espaços, causando dores de cabeça características, ele drena pela garganta, causando mau hálito.
É comum pessoas que ficam muitas horas sem se alimentar apresentarem um hálito desagradável. Isso acontece porque, como nosso organismo está muito tempo sem se alimentar, não há glicose circulante. Para obter energia, o organismo passa a queimar proteínas e gorduras. O mesmo acontece com os diabéticos. Pelo fato das células não receberem glicose, elas obtém energia a partir da queima de gorduras. Essa queima gera uma grande quantidade de ácidos denominados cetoácidos, responsáveis pelo característico hálito cetônico.
Como podemos perceber, manter um hálito fresco não requer muito trabalho! Manter a higiene bucal em dia é fundamental. Dúvidas a respeito?? Entre em contato! Será um enorme prazer poder lhe ajudar.
Um beijo grande!
Dra. Jú

Sem comentários:

Enviar um comentário