quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

QUANTO VALE UM SORRISO?


           Como prometido, dedico esse post à querida leitora Elaine Telles e a todos os leitores que compartilham com ela essa questão tão pertinente e que faz tão parte do tratamento odontológico: seus valores!
            Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que não vejo justificativa para se exercitar esse tipo de propaganda e/ou publicidade citada no post anterior. Essa prática fere o código de ética do cirurgião-dentista e, a meu ver, a ética não está relacionada ao valor do tratamento.
            Posto isso, concordo com a Elaine quando ela diz que “Ter dentes branquinhos, alinhados, tudo isso custa muito caro...”, porém discordo veementemente quando ela diz: “... e é inacessível a maioria da população.” e vou explicar o porque.   
            De acordo com o próprio Código de Ética Odontológica, a fixação dos honorários profissionais é feita baseada nos seguintes preceitos:
  a condição sócio-econômica do paciente e da comunidade (o próprio paciente procura o serviço que mais se adequa ao seu orçamento doméstico);
  • o conceito do profissional (a filosofia de trabalho de cada profissional);
  • o costume do lugar (praticar preços altos para população de alta renda e praticar preços baixos para a população de baixa renda);
  • a complexidade do caso (naturalmente casos mais complexos exigem mais tempo e empenho do profissional);
  • o tempo utilizado no tratamento (quantas sessões de quantos minutos serão necessárias para a conclusão do tratamento);
  • o caráter de permanência, temporariedade ou eventualidade do trabalho (intimamente relacionado com o item anterior);
  • a circunstância em que tenha sido prestado o tratamento (tratamentos de urgência costumam ter um valor mais elevado, normalmente os atendimentos noturnos, em finais de semana e feriados);
  • o custo operacional (levar em consideração basicamente o material utilizado e as instalações e os equipamentos do consultório).
          Os tratamentos estéticos, aqueles que tem por finalidade tornar os dentes mais brancos e alinhados, por exemplo, necessitam de um tempo maior para a sua execução (principalmente com relação ao alinhamento dos dentes), portanto a frequência do paciente ao consultório é maior. Normalmente, esses casos costumam ser complexos, afinal estamos lidando com a expectativa do paciente e os produtos e equipamentos utilizados para obter os resultados esperados, costumam ter um preço mais elevado. Sendo assim, fica fácil entender que o custo desse tratamento também é mais elevado.
            Entretanto, ao contrário do que a Eliana e muitos de vocês pensam, tratamento caro nem sempre é sinônimo de tratamento inacessível. Atrevo-me a dizer que, atualmente, apenas a população miserável não pode ter acesso a esse tipo de tratamento. Facilitar o acesso a um tratamento adequado, viabilizando-o através do parcelamento, não fere a ética. Muito pelo contrário, se partirmos do princípio que o alto custo do tratamento pode se tornar um empecilho para o alcance da saúde. Portanto, queridos leitores, como toda satisfação depende de pesquisa, se você quer ter dentes brancos, alinhados e bonitos, você não pode ter preguiça, tem que pesquisar!
Como tudo na sua vida, sua saúde também é uma questão de valores, e não estou falando de valores econômicos, mas sim de valores pessoais. Se o tratamento odontológico for uma prioridade para você, tenho certeza que será capaz de encontrar um profissional que o atenda, dentro do que você é capaz de pagar, otimizando a relaçã capaz de pagar, otimizando a relaçe  bonitos, vocprestadoslho para o alcance da sao custo-benefí custo-benefcio.  
Um beijo grande!
Dra. Jú

2 comentários:

  1. Oi Dr Jú :-)
    Obrigada por escrever esclarecendo as questões que cercam os tratamentos dentários e seus precos. Pude perceber que conversar com o profissional pode levar a acordos que satisfacam a ambas as -partes. E realmente, o desejo de dentes perfeitos é um investimento, e como tal, tem que ser planejado, e no caso da grana curta, a longo prazo rsrsrs.
    Tenho um pedido: você poderia falar sobre profissionais que atuam em clínicas? Há um certo preconceito em torno deles, muitas pessoas alertam para não procurá-los, pagar mais caro, etc. Gostaria de saber se você tem informacões sobre eles.

    Agradeco seu post!

    ResponderEliminar
  2. Otimo texto,parabens pelo blog,estou seguindo beeijos

    ResponderEliminar