quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO

Queridos leitores, talvez vocês achem que esse post está mais para um desabafo do que qualquer outra coisa. Mas também serve de alerta para vocês.
Sempre ouvi dizer que a propaganda é a alma do negócio. E concordo plenamente com essa máxima. Entretanto, ultimamente vejo um descontrole absurdo com relação à essa prática na minha profissão. Com a criação dos sites de compras coletivas, o dentista, que detesta ficar de fora das “últimas”, resolveu também participar dessa forma, no mínimo, esquisita de propaganda.
Calma, pessoal! Acho essa forma de propaganda esquisita somente com relação à prestação de serviços em saúde. Vejam só se vocês não concordam comigo.
A princípio nem vou discutir a ética da legislação odontológica, só quero que vocês usem do seu bom senso e reflitam. Quando você procura o seu dentista, normalmente você é atendido numa primeira consulta para que ele possa lhe examinar e diante do que ele observou, lhe passar um plano de tratamento, ou seja, relacionar tudo o que será feito e, daí sim, baseado nisso, fazer uma previsão de custos, não é assim?! Bom, pelo menos deveria ser.
Primeiro ponto: se você não encontra isso no seu dentista, acho que está na hora de repensar sobre o profissional.
Segundo ponto: diante do que foi posto, como um profissional pode anunciar num site de compras coletivas um valor fechado de “orçamento”? Estou falando isso, porque ontem recebi, de um colega tão revoltado quanto eu, um link do site de compras coletivas “groupon” onde uma clínica odontológica oferecia “Clareamento a Laser + 2 Restaurações + Profilaxia! Por R$ 229,90”
Ignorando o fato de que “Clareamento a Laser” não existe, como já discuti em post nesse blog antes (pode procurar!), faço uma pergunta: como um “profissional” pode oferecer 2 restaurações dentro de um pacote de tratamento sem ao menos ver o paciente?? Isso sem falar na “Profilaxia”. O que será que esse “profissional” entende por “profilaxia”?! O que você, leitor, entende por “profilaxia”?! Você já foi instruído com relação a isso? Se ainda não foi, não gostaria de ser? Ou o simples fato de comprar a tal da profilaxia num pacote de tratamento lhe satisfaz? E se você, paciente, não precisar de 2 restaurações, será que o “profissional” as fará mesmo assim só porque você tem direito à elas??? Esse tipo de postura me dá o direito de ficar pensando em vários “E se...” e como meu marido diz: “E se minha mãe tivesse seis tetas? Oras! Ela seria uma porca!"
Portanto, fica aqui um alerta: a sua saúde não pode ser comprada num site de vendas coletivas! Exija individualidade e respeito do profissional que te atende. Muitas vezes, o que é bom para o outro não é bom para você e vice-versa.
Por fim, gostaria de pedir a sua colaboração. Aquele colega tão revoltado quanto eu, criou um abaixo assinado contra essa prática no site http://www.abaixoassinado.org/ (procure por "SOMOS CONTRA A COMPRA COLETIVA EM ODONTOLOGIA" em "Últimos abaixo-assinados criados). Gostaria apenas que você, querido leitor, me ajudasse a divulgar! Isso também diz respeito a sua saúde!
Obrigada!
Um beijo grande
Dra. Jú

2 comentários:

  1. Oi Dr Ju.
    Concordo com seu ponto de vista, no que se refere a falta de um primeiro atendimento a fim de verificar as necessidades dos clientes e o quão estranho é oferecer um pacote fechado. O foco é: é caro ter dentes bonitos. O máximo que se tem em relacão a tratamentos gratuitos/precos acessíveis é fazer obturacões. Ter dentes branquinhos, alinhados, tudo isso custa muito caro e é inacessível a maioria da população. Logo, a oportunidade de ter dentes bonitos atrai muito, e alguns dentistas perceberam isso. O ideal seria que os tratamentos tivessem precos acessíveis. Porém, por ser tudo muito caro, as pessoas comecam a fazer como fazem quando querem um produto e ele é caro. Compram um pirata. Gostaria de que houvesse dentistas de qualidade com precos possíveis de se pagar, a fim de evitar os "piratas". Nos grandes centros ainda é comum ter uma universidade na qual caímos nas mãos de estudantes, mas em cidades pequenas, nem isso se tem.

    ResponderEliminar
  2. Querida Elaine,
    Em primeiro lugar muito obrigada pelo seu comentário. O objetivo do blog é justamente abrir um espaço para ouvir as dúvidas, críticas e sugestões dos leitores.
    Achei seu comentário interessantíssimo, pois levanta uma questão muito pertinente ao assunto: o valor dos tratamentos odontológicos. Por isso, dedicarei o próximo post especialmente a você e a todos os leitores que compartilham da sua opinião.
    São comentários como esse que me fazem ter certeza que estou cumprindo o objetivo traçado: informar!
    Um beijo grande
    Dra. Jú

    ResponderEliminar