terça-feira, 1 de março de 2011

O CONGRESSO COMO NINGUÉM NUNCA VIU...

Em comemoração aos 100 anos da APCD e por fazer parte da organização do chamado Congresso do Centenário, resolvi preparar esse post. Por se tratar de um post comemorativo, demorou, mas finalmente ficou pronto!

Todo ano é a mesma coisa: vai chegando agosto e as minhas quartas-feiras vão ficando mais cheias, graças às reuniões do Congresso. Há 6 anos trabalho na organização do maior congresso de odontologia da América Latina: o CIOSP. E tenho muito orgulho por isso.
A título de curiosidade, resolvi escrever sobre os bastidores do congresso: as reuniões, as decisões e alguns números que os congressistas e meus pacientes nem fazem ideia que existem!
A primeira “curiosidade” que muitos DENTISTAS CONGRESSISTAS nem imaginam (ou pelo menos, fazem questão de mostrar que nem se interessam em saber) é que TODA a comissão organizadora do Congresso, sem exceção, é formada por Cirurgiões-Dentistas. Tudo é feito por dentistas: desde a negociação com os hotéis que receberão os congressistas, a contratação dos ônibus que transportarão os congressistas, a negociação com as companhias aéreas para conseguir descontos nas tarifas para os congressistas, a batalha por patrocínio, a contratação dos shows que entreterão os congressistas, até o contato com os políticos que participarão da solenidade de abertura, engrandecendo ainda mais o evento.
São praticamente 12 meses de preparação para um Congresso que dura 4 dias! Sim, porque a comercialização da feira, aquele local que todos adoram visitar, checar as ofertas e as novidades, começa a ser feita ainda durante o congresso anterior. Para o próximo congresso, por exemplo, mais de 50% da feira já está comercializada (entende-se por comercializada “vendida”).
Também é importante ressaltar que todo o trabalho de organização é VOLUNTÁRIO. Isso significa que, nós, da comissão organizadora, damos um duro danado para que tudo saia ao contento do congressista sem receber nenhum tostão por isso! Por mais absurdo que possa parecer. Durante 12 meses, pelo menos uma vez na semana, saímos mais cedo dos nossos consultórios para participar das reuniões do Congresso, na sede da APCD, e durante o evento, ou seja, 4 dias do mês de janeiro, praticamente fechamos nossos consultórios para nos dedicarmos exclusivamente ao sucesso do Congresso. SEM GANHAR NADA POR ISSO!
Mas no fim, tudo compensa. Esse ano, arriscamos mudar de local nosso evento. E deu super certo! Só tenho ouvido elogios com relação a essa mudança. Desde a primeira edição, o congresso sempre acontecia no Anhembi. E todo ano era aquela confusão: janeiro, mês das chuvas, todos ficávamos de cabelos em pé esperando pelo alagamento da região próxima ao Anhembi, o calor infernal do pavilhão, os banheiros precários do local. Um caos! Tomamos coragem e resolvemos mudar para o Expo Center Norte. Foi um sucesso! O local, além de bem localizado, evitando os problemas de alagamento das ruas próximas, tem uma infra-estrutura impecável, com escadas rolantes e elevadores, facilitando o acesso, inclusive, de congressistas cadeirantes e com dificuldades de locomoção. É totalmente climatizado, acabando com o calor insuportável, os banheiros super bem cuidados e limpos, dignos de um Congresso Internacional. E o estacionamento, além de mais barato, tem uma melhor localização, ficando próximo também dos estacionamentos do Lar Center e Shoping Center Norte, facilitando ainda mais o acesso dos congressistas. Assim como muitos dos meus colegas, só vi vantagens nessa mudança!
E a grade científica do Congresso, então?! Um sucesso! Ao todo foram 10 cursos internacionais e 129 nacionais, incluindo os cursos multidisciplinares, as conferências clínicas, os simpósios, os simpósios gratuitos, os cursos de soluções clínicas, os direcionados para os acadêmicos, os de sequência clínica, os hands on, os workshops, os voltados para auxiliares e técnicos em saúde bucal e os voltados para os técnicos em próteses dentárias. Além dos cursos, contamos também com o projeto de saúde coletiva e o projeto ensino e pesquisa, voltado para os profissionais acadêmicos. Portanto, todos os segmentos da odontologia foram contemplados!
Além de informar, o Congresso também presta um excelente serviço social através do OdontoComunidade e do Odonto Terceira Idade. Ambos projetos visam agraciar entidades carentes. O Odontocomunidade se encarrega de buscar crianças de diversas comunidades carentes, trazê-las até o Congresso onde elas participam de atividades recreativas e educativas. Já o Odonto Terceira Idade cuida de idosos carentes, trazendo-os para o Congresso com o intuito de educá-los com relação à saúde bucal. É um trabalho totalmente sem fins lucrativos e belíssimo!
Tudo é pensado para melhor atender ao congressista. Temos um alojamento que acolhe os acadêmicos de outras regiões do Brasil e até mesmo de outros países. O alojamento costuma ficar localizado bem próximo ao evento, facilitando o acesso desses acadêmicos ao Congresso, além de contar com ônibus que levam toda essa galera para as baladas. São programadas, em cada dia do evento, uma balada diferente, geralmente em casas noturnas próximas à região do Congresso.
Como vocês podem ver, queridos leitores, o CIOSP costuma ser um enorme sucesso porque agrega conhecimento científico, através dos cursos oferecidos, possibilidade de ótimos negócios, através das super ofertas praticadas pelas empresas participantes da feira e diversão, muita diversão, através dos shows realizados na Praça de Alimentação, localizada no próprio espaço do evento, e das casas noturnas conveniadas.
E para finalizar, quero deixar aqui registrado o meu agradecimento ao Dr. Adriano Albano Forghieri, presidente da APCD, ao Dr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente do Congresso do Centenário e, em especial, a Dra. Kikuko Otsuki, minha grande amiga pessoal e Coordenadora da Comissão de Recepção, Transportes e Social do Congresso do Centenário, pela confiança em mim depositada e pela oportunidade de, mais uma vez, fazer parte dessa grande família!
Um beijo grande
Dra. Jú

2 comentários:

  1. Ju, parabéns pelo blog e por todos os posts. Estão todos muito bem escritos.
    Um gde beijo
    Giselle

    ResponderEliminar
  2. Ju minha linda, parabéns pelo seu trabalho, pela sua dedicação e pelo carinho de sempre....bjs. Maida

    ResponderEliminar