terça-feira, 9 de outubro de 2012

MASCAR CHICLETES DEPOIS DE TOMAR REFRIGERANTE É BOM PARA OS DENTES!


Olá pessoal! Dando sequência a série "Verdades, Meias Verdades e Mentiras da Odontologia" hoje trago uma informação paradoxal: os chicletes, desde que sem açúcar, não são tão prejudiciais assim para os nosso dentes. Vamos ver porque?

A gente sempre ouviu falar que os refrigerantes fazem mal aos dentes, causando danos ao esmalte dental, uma vez que contém ácidos na sua composição. Não que eles sejam capazes de desgastar a superfície do dente, aliás, a história de que se deixarmos um dente imerso num copo de Coca-Cola o desintegrará é MITO, ou para ser bem sincera, é bobagem! Mas quando você toma refrigerante o pH bucal baixa, tornando-se ácido e propício para o metabolismo das bactérias encontradas na flora bucal, facilitando o desenvolvimento da cárie. Além disso, se depois de beber, você for correndo escovar os dentes, isso não vai funcionar porque você associa o efeito abrasivo da escova e da pasta dental ao efeito ácido do refrigerante, aumentando o risco de desgastar a superfície dos dentes.  

Por isso, se você gosta de refrigerante, masque chicletes SEM AÇÚCAR durante 30 minutos antes da escovação. Isso vai aumentar o pH bucal, tornando-o básico, através da estimulação da salivação durante o ato de mascar chicletes, neutralizando a acidez dos refrigerantes, e aí sim favorecendo o efeito das pastas de dente durante a escovação. 

Espero que você tenha gostado dessa dica! Fique ligado, sempre há uma novidade ou uma dica de saúde aqui no blog. 

Continue lendo, participando e divulgando o meu trabalho!

Um grande beijo

Dra. Jú

Sem comentários:

Enviar um comentário