quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CLAREAMENTO DENTAL A JATO - QUANDO O MILAGRE É DEMAIS, ATÉ O SANTO DESCONFIA!


Olá queridos! Finalmente começo hoje a série “Verdades, Meias verdades e Mentiras da Odontologia”. Vou aproveitar uma novidade do mercado para fazer algumas considerações que acho importante.

Chegaram ao Brasil, aquelas fitas de clareamento dental, muito vendidas nos EUA. Fui correndo procurar na internet informações sobre o produto, afinal hoje vivemos num mundo globalizado e informatizado, onde uma grande parte da população compra, pesquisa e lê pela internet. Confesso, fiquei um pouco preocupada com o que vi. Não que os sites forneçam informações absurdas, mas da forma como as coisas são colocadas, eu temo pelo uso indiscriminado desses produtos. Infelizmente, não encontrei na internet informações a respeito do princípio ativo e concentrações do produto. O meu objetivo com esse post é informá-los, através dos meus conhecimentos científicos, a respeito de produtos e técnicas disseminadas, porque, muitas vezes, uma palavra mal colocada ou uma informação mal explicada, pode gerar uma credibilidade errônea.

Essas fitas prometem “Dentes visivelmente mais brancos em 3 dias. Resultados ainda mais extraordinários em 1 semana garantido. Seguro para o esmalte dental: eficiente ingrediente branqueador, que não causa dano ao esmalte, usado por dentistas.” Como já expliquei nesse post aqui, a eficiência do clareamento depende de vários fatores (concentração do gel, tempo de atuação do gel, tipo de manchas, hábitos dos pacientes), por isso é muito arriscado para o profissional estabelecer o tempo que os resultados aparecerão. Além do mais, se o “ingrediente branqueador” é o mesmo usado pelo dentista, não acho prudente a utilização sem o acompanhamento de um profissional.

Outra afirmação que também me preocupa é que esse tipo de tratamento Não causa danos ao esmalte dos dentes e também não deve causar sensibilidade, uma vez que a fita possui dimensão que atinge apenas a superfície do dente e não as gengivas, porém casos esporádicos de sensibilidade podem ocorrer, devendo o uso do produto ser suspenso por 2 ou 3 dias para, então, ser retomado.” A principal causa da sensibilidade durante o tratamento clareador, em nada tem a ver com a proximidade do gel com a gengiva. Ela está diretamente relacionada com o aumento da permeabilidade dentinária causada pela ação do gel clareador. Oras, se a fita possui uma dimensão que atinge APENAS a superfície do dente e não as gengivas, podem ter certeza que a região do dente mais próxima das gengivas não irá clarear, pois as gengivas não tem um formato retilíneo, elas CONTORNAM os dentes, sendo assim, elas tem um “desenho” irregular. E, de toda extensão do dente, a área mais crítica ao clareamento, a área mais saturada de cor é a região bem próxima à gengiva. 

Essas tiras também podem ser utilizadas como produtos auxiliares na manutenção do clareamento, mas pelo exposto acima, não acho essa técnica eficaz. Já existem produtos específicos, disponibilizados pelo cirurgião-dentista responsável pelo tratamento, para o paciente manter, em casa, o resultado obtido.  Uma opção, ainda muito utilizada por grande parte dos profissionais, seria a associação de uma boa higiene e alterações de hábitos alimentares com o uso de pastas dentais e substâncias para bochecho com ação clareadora.

A promessa de dentes brancos em apenas 3 dias mais a facilidade do uso mais o preço acessível alimentam a esperança e a expectativa dos pacientes em ter dentes brancos como os dos astros da TV. Mas o que, talvez, os pacientes não saibam é que, uma parte dos artistas, a maioria, que tem um sorriso bem alinhado, branco e perfeito conseguiu isso através de tratamentos muito mais invasivos, como as facetas e as coroas de porcelana (que serão discutidas em outro post), que exigem preparo prévio a sua instalação. A outra metade conta com a ajuda da genética, da idade e dos bons hábitos.

O que quero deixar registrado aqui é que, assim como para emagrecer, para ter dentes brancos e perfeitos NÃO EXISTEM MILAGRES! Se esse produto é liberado pela ANVISA para ser comercializado livremente em farmácias e drogarias, podem ter certeza que a concentração do gel clareador é pequena, portanto sua ação também é. E se a ação clareadora é pequena, os resultados obtidos também são!

Cuidado com os produtos milagrosos, como o velho ditado diz: “Quando o milagre é demais, até o Santo desconfia!”

Continuem lendo, comentando e participando.

Um grande beijo

Dra. Jú

Dra. Juliana Matson é cirurgiã-dentista, graduada há 11 anos, especialista em Periodontia e Mestre em Dentística.


1 comentário: