quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A CULPA É SEMPRE DO DENTE DO SISO! (Será?!)


Não é raro ouvir dos pacientes reclamações e insatisfações sobre os dentes do siso (terceiros molares). 

Normalmente acusados de serem responsáveis por todas as dores da boca e pelo “entortamento” de todos os outros dentes da arcada, os dentes do siso ou dentes do juízo, como costumam ser chamados popularmente, têm indicação de extração simplesmente pelo fato de terem nascido. Muita calma nessa hora, não é bem assim.

Hoje vou fazer a advogada do diabo. Eu vim aqui para defender os terceiros molares.
Em primeiro lugar, a dor causada pelo nascimento dos terceiros molares se dá por uma inflamação local da gengiva que circunda o dente. No momento da sua erupção, do ato de irromper a gengiva, forma-se ao redor do dente um pequeno espaço entre ele e a gengiva, que costumamos chamar de sulco. Esse espaço é bem pequeno, mas de tamanho suficiente para acumular bastante sujeira e dificultar a sua remoção, causando a inflamação. É exatamente o mesmo processo que ocorre no nascimento dos primeiros dentinhos, os dentes de leite. Quem tem filho pequeno sabe do que estou falando, é muito comum a criança apresentar febre e/ou diarreia durante essa fase.

Já no caso dos adultos, muitas vezes durante o processo de erupção dos terceiros molares, um excesso de gengiva acaba “sobrando” e cobrindo parte da superfície do dente, formando uma espécie de capuz de gengiva sobre ele. Como a higiene da região abaixo desse capuz é bem difícil, uma grande inflamação acomete a área, causando dor excessiva, inchaço, dificuldade de abrir a boca e mau hálito. A isso damos o nome de pericoronarite. Além do mais, como essa região vai estar inchada, é bem possível que o dente oposto toque nesse capuz, durante a mastigação, causando mais dor, mais inflamação e mais incômodo. A foto abaixo ilustra melhor o que estou falando.


E o que fazer? Confesso que, no auge da dor, a vontade que dá é bater com a cabeça na parede! 

Brincadeiras a parte, a remoção cirúrgica desse capuz de gengiva é o mais indicado. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, sua execução é bem simples e o pós-operatório tranquilo, praticamente indolor.

Como se não bastasse ser o causador de todas as dores, o coitado do dente do siso ainda é responsabilizado por qualquer dentinho torto na boca da gente! Pode reparar. O dente da frente entortou? “A culpa é do dente do siso”. O canino está um pouquinho mais pra frente? “Ah, foi porque o dente do siso nasceu.“ Não é assim, não pessoal. O terceiro molar não tem força suficiente para nascer e ainda por cima empurrar TODOS os outros dentes da arcada.

Se não houver espaço na boca, o dente do siso NÃO nasce. Na verdade, ele não nasce por dois motivos: ou não há espaço na arcada ou o dente está na horizontal. Por isso, é muito comum vermos casos de terceiros molares que nunca nasceram e quando você  tira uma radiografia ele está lá, quietinho, dentro do osso, sem você nem perceber. Como nesses casos da radiografia abaixo.


Em suma, o dente do siso é um dente como outro qualquer, talvez nos preocupamos tanto com ele  porque é o último dente a nascer.

No próximo post, falarei de quando devemos extrair, ou não, os dentes do siso. Aguardem.

Leiam, divulguem e não deixem de perguntar, estou aqui para esclarecer. A sua participação é muito importante para mim.

Um beijo grande.

Dra. Jú



38 comentários:

  1. Tive que tirar um dente do siso, ele inflamava pelo menos uma vez por mês, ai resolvi tirá-lo, durou uns 20 minutos, super rápido, e bem tranquilo!
    o outro está com essa gengiva por cima, mas tento ao máximo limpar bem a região para não ter o mesmo problema :)
    Os de cima, tenho só um que nem deu sinal de vida, e o outro não existe!!! Pode isso mesmo?
    Na verdade eu e meu irmão temos só 3 dentes do Siso, o 4º não existe hehehe achei engraçado, e dizem que não existirá nas próximas gerações.
    beijãozão*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula. Muito obrigada por participar!
      Isso não só pode como vai passar a ser mais frequente do que imaginamos. Você e seu irmão são pessoas de sorte, literalmente mais evoluídos do que os que têm todos os dentes do siso. É isso mesmo, as próximas gerações não os terão mais, pois como nós não os utilizamos tanto durante a mastigação, afinal não somos mais tão carnívoros como nossos ancestrais eram, a tendência é eles sumirem!
      Com relação ao capuz de gengiva, tentar mantê-lo bem limpo é uma boa opção, mas é muito difícil de conseguir, por conta da localização do dente e da própria formação dele. Sugiro que você procure um dentista e avalie a possibilidade de remover só esse capuz de gengiva.
      Continue lendo, participando e enviando suas dúvidas.
      Um beijo grande
      Dra. Jú

      Eliminar
  2. BOM DIA DR,

    Atualmente meu dente de siso doi muito e a gengiva esta em cima.Porem estou gestante de 6 meses,posso mexer?

    obgd

    cassia

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Cassia. Muito obrigada pela participação. O ideal seria evitar, ao máximo, qualquer procedimento invasivo, como a remoção cirúrgica do dente ou da gengiva. Consulte seu cirurgião-dentista para que ele possa lhe orientar quanto à correta higienização da área. Essa conduta só lhe trará benefícios: diminui a inflamação da área, melhorando as condições para realizar a cirurgia. Além disso, o ato operatório em si se torna mais seguro para você e para o seu bebê.
    Caso não seja possível adiar a intervenção cirúrgica, faça com que seu dentista entre em contato com o seu obstetra para que ambos possam determinar, juntos, a melhor conduta medicamentosa relacionada tanto a anestesia quanto aos anti-inflamatórios e analgésicos.
    Espero poder ter lhe ajudado.
    Continue lendo, participando e divulgando o blog!
    Um beijo grande
    Dra. Ju

    ResponderEliminar
  4. Dentes do siso assintomáticos não devem ser extraídos, essa história de extração preventiva não tem embasamento científico tanto é que alguns países já abandonaram essa prática. Os diversos sintomas pós cirurgicos não justificam essa intervenção!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite dra! Fiz a extração de 2 sisos a uns 3 anos atrás e não tive problema nenhum. Mas na semana passada tive essa pele por cima e fiz outra extração. Os pontos saíram e abriu um buraco onde está entrando comida. Não consigo limpar porque dói muito. Dói até pra engolir. Como eu faço pra limpar e pra cicatrizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bárbara. Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu comentário e me desculpe a demora em respondê-lo. Espero, mesmo assim, poder te ajudar.
      Não é normal doer intensamente quase uma semana após o procedimento, isso significa que algo de errado está acontecendo... Os pontos podem ter caído antes da total cicatrização da ferida e com isso o coágulo de sangue que deveria ficar no interior do alvéolo ("buraco" antes ocupado pelo dente)pode ter saído junto, podendo causar infecção e consequentemente dor intensa. Por isso sugiro que você procure o profissional novamente, a resolução do caso costuma ser simples.
      Espero poder ter lhe ajudado.
      Continue lendo, participando e divulgando o blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  6. aaaaaai, meu dente ta assim igual o da foto, e esta agora vem doendo com mais intensidade, meu dentista ja pediu que eu o arrancasse, pois uso aparelho mais estou fugindo desde de novembro rs, vou ter que estepar ele para de doer para poder arranca-lo ou posso me livrar o quando antes ? bejaao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luciana. Em primeiro lugar, muito obrigada pelo comentário, a participação de vocês é extremamente importante para mim.
      Fique tranquila, você pode se livrar desse problema o quanto antes! E outra boa notícia: normalmente quando o dente do siso está como o da foto (parcialmente para fora da gengiva), a sua extração costuma ser mais rápida e tranquila. Procure o seu dentista e marque a extração do dente sem medo!
      Espero poder ter lhe ajudado.
      Continue lendo, participando e divulgando o blog!
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  7. Olá Dra. Juliana.

    Parabéns pelo blog. Estou um pouco preocupado com a retirada do meu siso inferior esquerdo, pois ele está perto do nervo mandibular. Meu cirurgião-dentista me pediu uma tomografia dessa região para ver se o siso está envolto nesse nervo. Isso é comum acontecer?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tiago. Em primeiro lugar, muito obrigada por ler e, principalmente, participar do blog! Sua dúvida pode esclarecer muita gente...
      Vamos lá, não precisa se preocupar. Normalmente, a localização dos terceiros molares inferiores (sisos de baixo)é muito próxima ou até mesmo em contato com o nervo mandibular, por isso o excelente cuidado do seu dentista. A tomografia, de uma maneira simples e resumida, é um exame de imagem que nos mostra a região a ser estudada em "fatias". Isso nos possibilita ter uma ideia tridimensional da região, facilitando, nos casos como o seu, por exemplo, a observação de relação de proximidade entre as estruturas (dente e nervo mandibular). Dessa forma, o dentista consegue planejar com maior precisão o que poderá acontecer durante a cirurgia para retirada do dente.
      Quando o dente está muito próximo ou em contato com o nervo mandibular, não é raro, após a cirurgia, o paciente ficar com "parestesia", ou seja, uma anestesia permanente que pode durar dias ou até meses para passar. Mas não precisa ficar assustado, tem muito procedimento que pode ser feito para minimizar esses efeitos. Com certeza seu dentista vai saber lhe explicar.
      Espero tê-lo ajudado. Fique tranquilo que tudo vai dar certo.
      Continue lendo, participando e divulgando o blog.
      Um grande beijo
      Dra. Ju

      Eliminar
  8. Olá doutora meu nome é Gabrielli N., eu ouvi dizer que existem crianças que nascem sem esses dentes sisos atualmente, então.. a senhora acha que é uma futura evolução humana, já que não precisamos deles mais como nossos ancestrais e os retiramos?

    ResponderEliminar
  9. Olá doutora, meu nome é Andressa..eu tenho um dente siso parecido com o da foto: nsceu só metade dele e uma parte está coberta por gengiva... Não sinto dor, mas percebo que ele está "meio pretinho" no fundo... A dentista disse que era melhor extrair, até aí tudo bem, mas ela quer extrair os 4!!! Sebdo que só um nasceu e os outros nem apontaram ainda! Isso é correto? Retirar todos os dentes sisos por precaução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andressa. Em primeiro lugar, muito obrigada pela sua participação, fico feliz em ver que estou cumprindo meu objetivo: informar as pessoas!
      Com relação ao seu dente que "nasceu só metade", acredito também que a sua remoção seja o melhor a fazer, pois como já houve rompimento da gengiva, a chance desse dente cariar é grande, já que a sua limpeza fica prejudicada pela posição e localização. Com relação aos outros três, é muito difícil eu tentar dar qualquer palpite sem ao menos ver uma radiografia para saber suas localizações.
      Estou preparando um novo post que fala exatamente sobre essa sua dúvida: "Quando e por quê extrair os dentes do siso?" Fique ligada!
      Espero poder ter te ajudado um pouco.
      Continue lendo, participando e divulgando o blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  10. Olá Dra. Juliana Matson,
    Meu dente siso também está bastante parecido com esse da primeira foto e está doendo muito,(muuuuuito mesmo, aiaiai) Só aparece metade do dente e sinto que minha gengiva está inflamada. Tenho um pouco de receio de extrair um dente, mas por conta da dor que venho sentido, as vezes tenho vontade de pegar a primeira faca que vejo pela frente e arrancar logo ele! rsrs. O mais indicado pra mim seria a remoção do dente ou só fazer a remoção cirúrgica desse capuz da gengiva?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Karoline. Muito obrigada pela participação!
      É praticamente impossível indicar qualquer procedimento a você sem antes fazer um exame clínico ou, ao menos, avaliar uma radiografia. Sendo assim, peço que você procure o seu dentista o mais rápido possível, ele poderá, após um exame clínico minucioso, indicar-lhe o melhor tratamento.
      Com relação ao seu receio de extrair um dente, fique tranquila. Não sei exatamente o que lhe aflige, mas atualmente as técnicas anestésicas e cirúrgicas estão bem avançadas. Hoje em dia, nós dentistas, nos preocupamos muito em manter o paciente sem dor.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Da. Ju

      Eliminar
  11. Olá Dra Jú, fui fazer uma panorâmica dos dentes, pois o siso
    está incomodando bastante, e tive uma surpresa ainda maior. Tenho um dente supranumerário na região dos dentes 25 e 26. O dentista que viu esse ''dente extra'' falou que devo tira-lo também, pois futuramente esse dente pode enfraquecer as raízes dos outros dois. O que a senhora acha do assunto: ''remoção de dente supranumerário interno''. Tenho 25 anos (é, meu siso está
    nascendo bemmm tarde) e esse dente nunca ''quis'' nascer ou algo do tipo. Ele realmente pode causar algum dano ou é melhor deixa-lo em paz?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar ativamente do nosso blog, suas dúvidas estimulam outras pessoas a participarem também.
      Como falei anteriormente, é muito difícil opinar sobre o que fazer diante de qualquer procedimento sem antes fazer um bom exame clínico e uma avaliação radiográfica, então só consigo dizer qualquer coisa sobre "remoção do dente supranumerário interno" depois de, pelo menos, avaliar uma radiografia.
      Mas dependendo da proximidade do dente supranumerário com os dentes permanentes, sua extração está indicada sim.
      Espero tê-lo ajudado.
      Continue lendo, participando e divulgando.
      Um beijo grande.
      Dra. Ju

      Eliminar
  12. Olá Dra Juliana.
    Minha filha tem oito anos e há dois dias ela reclama de dores, não consegue abrir a boca direito e nem virar completamente o rosto para o lado.
    Será que é o dente do siso? Pois, ela ainda não perdeu todos os dentes de leite.
    Temos consulta com o dentista amanhã. É ele o profissional indicado para este caso?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Olá anônima. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar do blog!
    Pela idade da sua filha, acho praticamente impossível ser o dente do siso, pois o mesmo só começa seu processo de erupção a partir dos 18 anos, aproximadamente.
    Sem avaliar clinicamente, é muito difícil opinar sobre qualquer diagnóstico, por isso acho que a consulta com o dentista amanhã será de extrema importância. Se o profissional que atendê-la amanhã não conseguir diagnosticar corretamente o caso da sua filha, com certeza ele saberá para quem indicar.
    Gostaria de pedir a gentileza de você entrar em contato comigo para esclarecer o caso. Se preferir, pode fazer por e-mail.
    Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
    Um beijo grande
    Dra. Ju

    ResponderEliminar
  14. Oi Dra. Juliana. Meu filho está com cárie em um dente de leite. Já posso marcar uma restauração para ele?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, o quanto antes. Aliás, logo que os primeiros dentes-de-leite erupcionam já é hora para marcar uma consulta com o dentista.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  15. Tenho 18 anos e aos 17 os 4 já tinham nascido, os 2 de baixo tem esse capuz e um está inflamado, fui ao dentista e ele indicou a extração, porém se realiza a extração com ele inflamado mesmo? Meus sisos não tem "nada" não tenho cárie ou outro problema e eles estão no lugar certo segundo o raio x panoramico, não estão empurrando os dentes, ele apenas disse o valor da extração e disse que seria bom extrair os demais para daqui 20,30 ou 40 anos não tivesse problema, não me receitou nem um remédio pra dor. Procedimento padrão? '-'

    Estou no aguardo do seu post sobre quando extrair os sisos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Muito obrigada por enviar sua dúvida. Sua participação ativa no blog é muito importante para o nosso crescimento.
      É muito difícil expressar qualquer opinião sem ao menos examinar clinicamente os pacientes, porém posso afirmar que não existe um procedimento padrão com relação a extração dos dentes do siso. Cada caso precisa ser avaliado criteriosamente pelo profissional.
      Sinto em você uma certa insegurança com a proposta que o profissional lhe fez, portanto sugiro que procure uma outra opinião. Ao meu ver, se não há comprometimento do dente vizinho, se o próprio dente não está comprometido e se você não vai usar aparelho ortodôntico, eu não indicaria a extração do dente, apenas faria um procedimento cirúrgico para remover esse capuz de gengiva que, aparentemente, causa a inflamação da região. Mas lembre-se: eu não o avaliei clinicamente e nem radiograficamente, estou dando minha opinião baseada no seu relato. Nem tampouco estou afirmando que a indicação do colega está errada, apenas estou sugerindo que você procure uma outra opinião, caso não se sinta seguro.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  16. A 1 ano meus dentes siso nasceram, não senti nenhuma dor. Meus dentes sempre foram no lugar, até os siso são e não me incomodam. Hoje fui ao dentista e antes de abrir a boca ele já falou que ia arrancar eles, mas não vejo necessidade. Eles não estão entortando os outros e também não estão doendo. Porque ele quer arrancar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Muito obrigada por participar do nosso blog.
      Sem avaliar você clinicamente ou, pelo menos, radiograficamente, fica difícil tentar explicar os motivos que levaram outro profissional a te indicar esse procedimento. Sendo assim, sugiro que você procure outra opinião profissional, até você ter segurança no procedimento proposto.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  17. Olá Dra. A poucos dias comecei ter muita, muita mas muita dor mesmo no dente do siso na parte inferior, que aliás já tinha nascido a um tempo atrás, não achei que me daria problema depois. Começou a inchar muito a minha gengiva, a ponto de eu não conseguir mastigar e mal conseguia abrir a boca. Fui ao meu dentista que me passou o Trilax, Clindamicina e Periogard para tratar, estou seguindo direitinho. Confesso que acho que está demorando muito para sarar, não sinto tantas dores, mas qd o efeito do remédio passa, é uma tortura, agora consigo abrir mais a boca, mas ainda não consigo comer, pois a gengiva está por cima do dente e o dente de cima está praticamente furando a gengiva. O meu dentista disse que tomando a medicação isso iria desinchar, porém depois que li estes posts, estou com medo de ter que fazer cirurgia pra arrancar o dente ou para retirar o pedaço da gengiva, pois eu já tive problema de DTM, já tive luxação no maxilar e tive que ficar 1 ano fazendo fisioterapia. Gostaria de saber se só com as medicações é possível que a gengiva desincha e saia de cima do dente ou isso é impossível? Somente uma cirurgia pode rretirar essa gengiva de cima do dente?

    ResponderEliminar
  18. Olá,por favor alguem pode me ajudar?Eu re tirei 1 dente sisodo lado direito a 4 dias e está doendo muito e a minha garganta está como se tivesse inflamada ou com uma coisa que nao deixa os alimentos passar ou engolir a saliva.e meu ouvido direito está doendo muito desde que operei e minha audição esta também afetada.o que posso fazer?por favor me ajudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar do Blog!
      Como venho falando sempre, é muito difícil dar qualquer opinião, ou até mesmo diagnóstico, sem examinar você clinicamente. Por isso, vou te dar apenas uma sugestão: procure o dentista que fez a cirurgia em você, ele é a melhor pessoa para te ajudar.
      Espero que você se restabeleça logo.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Dra. Ju

      Eliminar
  19. Ola Dra.Juliana,estrai um dente do siso ou seja terceiro molar,a cirurgia durou quase 5 horas pois as raizes estavam viradas nos terminais delas,pergunta este tempo de tantas horas é normal e depois de passar o efeito da anestesia fiquei com o maxilar e labios dormentes e isto já fazem mais de 50 dias e alem do mais sinto uma preção nos dentes próximos como se fossem ser extraidos,sera possivel uma resposta para estes efeitos que sinto,obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar do nosso blog.
      Não existe tempo mínimo ou máximo para a extração dos dentes, principalmente quando se trata de terceiros molares, uma vez que a sua localização e a posição das raízes costumam ser fatores que dificultam bastante a sua remoção. Sendo assim, uma cirurgia de extração do terceiro molar pode sim durar até 5 horas ou mais, dependendo das dificuldades encontradas pelo profissional.
      Com relação a sintomatologia relatada por você, graças a proximidade das raízes do dente com os nervos, durante as manobras cirúrgicas é possível que ocorra uma pequena lesão nos nervos, ocasionando o que chamamos de parestesia (sensação de anestesia e/ou dormência da região). A parestesia pode durar alguns meses, mas costuma passar com o tempo. Sugiro que você procure o seu dentista e converse com ele a respeito.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Drª Ju

      Eliminar
  20. Olá Dra. juliana. Estou com um siso interno que está causando furos na minha gengiva, e além da inflamação é ruim porque acumula restos de alimentos de difícil remoção. Hoje estou com 27 anos e minha dentista disse que ele não nasce mais... O procedimento correto é a extração? E como ele está interno, como é o pós operatório? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bruno. Em primeiro lugar, muito obrigada por participar do nosso blog. Como costumo reforçar em todos os comentários, é muito difícil opinar sobre o tratamento de um caso sem o exame clínico, porém pela sua descrição acredito que o procedimento mais adequado para o seu caso seja realmente a extração do dente. Com relação ao pós-operatório, por se tratar de sintomatologias individuais, é muito difícil padronizar como vai ser. Por isso, a consulta clínica é de extrema importância. Somente após um minucioso exame clínico, o seu dentista poderá lhe informar sobre os sintomas mais comuns que podem acontecer.
      Espero poder ter ajudado.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Drª Ju

      Eliminar
  21. Olá Dra. Juliana, antes de ler seu post estava pensando que a dor e o desalinhamento dos meus dentes da frente inferiores eram culpa dos sisos (rsss agora sei que não). Como isso que tá acontecendo não é culpa deles, oque ocasiona essa dor e desalinhamento nesses dentes. Tenho 28 anos e meus dentes sempre foram bem alinhados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milena. Em primeiro lugar, muito obrigada pelo comentário. Com relação à sua dúvida, é o que sempre digo por aqui, é muito difícil eu dar qualquer diagnóstico sem olhar clinicamente o caso. O que não podemos esquecer é que durante toda a nossa vida, ocorre uma remodelação óssea e com isso pode haver uma pequena movimentação dos dentes. Com relação à dor, sem te examinar fica praticamente impossível dizer qualquer coisa. Espero poder ter ajudado.
      Continue lendo, participando e divulgando o nosso blog.
      Um beijo grande
      Draª Ju

      Eliminar
  22. Bom dia Dra! Meu nome é Luziane, eu fiz a extração dos 4 dentes sisos, um de cada vez. Um dos superiores me resultou em uma comunicação com a fossa nasal e e um inferior em uma parestesia que já dura 3 anos. Há algo que eu ainda possa fazer para me livrar da parestesia? Esta afeta a gengiva e a língua, a minha gengiva desse mesmo lado tem a tendência de crescer e criar essa bolsa, já fiz uma cirurgia de remoção uma vez, mas como estou em tratamento ortodôntico, sempre que eu faço uma manutenção um pouco mais difícil ela cresce de novo, a última faz uma semana e está enorme, cobrindo quase completamente meu 2º molar. Choro de dor e os analgésicos não funcionam. Vou precisar fazer uma nova remoção.

    ResponderEliminar